Manchas de óleo chegam a Porto Seguro, no sul da Bahia
Movimento do vazamento de petróleo preocupa também porque pode chegar ao arquipélago de Abrolhos
atualizado
Compartilhar notícia
O vazamento de petróleo no nordeste brasileiro já atingiu Porto Seguro, no sul da Bahia, e Santa Cruz de Cabrália, município histórico em que foi celebrada a primeira missa do Brasil. Em Porto Seguro, as manchas chegaram a famosos destinos turísticos, como Arraial D’Ajuda e Trancoso.
A informação foi confirmada pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia, Rodrigo Alves, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. Segundo ele, a quantidade é “bem pequena até agora, mas é uma grande preocupação esse movimento da poluição em direção ao sul”.
Este movimento preocupa as autoridades e ambientalistas especialmente por causa do arquipélago de Abrolhos, área de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.
No site do Ibama, até o fechamento desta reportagem, não constava na tabela de áreas atingidas nenhuma das praias de Porto Seguro e Cabrália. Em um PDF que mapeia as cidades em que foram identificadas manchas, o município baiano mais ao sul até a última atualização é Belmonte.
Outras praias famosas da Bahia, como Guarajuba, Morro de São Paulo, Itacaré e Costa do Sauípe já constam como atingidas. A capital, Salvador, tem 12 praias com manchas e Ilhéus, 11.
Até agora, um total de 268 praias já entraram na lista do Ibama – todos os estados do nordeste foram atingidos.