metropoles.com

Manchas de óleo: Bolsonaro cobrará Venezuela na OEA, diz Salles

Em pronunciamento, ministro do Meio Ambiente diz que investigações servirão para responsabilizar quem contribuiu para o vazamento de óleo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Ricardo Salles ministro bolsonaro
1 de 1 Ricardo Salles ministro bolsonaro - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se pronunciou em rede nacional nesta quarta-feira (23/10/2019) sobre o vazamento de óleo que já atinge todos os nove estados do Nordeste. Ele diz que o desastre vem sendo acompanhado “desde o início” pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e que ele encaminhará solicitação formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para cobrar um posicionamento da Venezuela, país onde teria sido produzido o petróleo.

Salles diz que o trabalho de “identificação e mitigação” enfrenta problemas técnicos, mas que, enquanto isso, prossegue “intensa investigação” sobre causas e origens desse acidente pela Marinha, guardas costeiras estrangeiras e Polícia Federal. “Amostras foram analisadas em laboratórios especializados que comprovaram que eles vêm de poços e mistura de origem venezuelana.”

Segundo ele, o intuito é “não apenas fazer cessar o aparecimento (do óleo) no litoral brasileiro” mas, também, responsabilizar “aqueles que tenham contribuído para esse desastre ambiental”.

“Desde que as primeiras manchas surgiram, o grupo de acompanhamento e avaliação composto pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), ANP (Agência Nacional do Petróleo) e Marinha vem realizando ações para retirada do óleo encontrado nas praias”, declarou o ministro, sustentando ainda que, segundo os termos do Plano Nacional de Contingência (PNC), ficou sob o desígnio da Marinha o papel de “coordenação operacional” da operação.

No comunicado, Salles classifica a ajuda popular como “inestimável, mas pede que a população local comunique as autoridades “com a máxima brevidade” caso identifiquem novos pontos de óleo e que, se participarem da retirada, utilizem equipamentos de proteção individual. O ministro também informa que o presidente liberou seguro-defeso para populações que vivem da pesca e que tenham sido atingidas pelo desastre.

Assista a íntegra do pronunciamento:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?