metropoles.com

Manchas de óleo atingem 10 praias do Ceará; Marinha e Ibama investigam

O serviço de retirada já foi iniciado. Segundo as autoridades ambientais, uma investigação foi iniciada para apurar a origem do material

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
oleo praia Porto das dunas
1 de 1 oleo praia Porto das dunas - Foto: Reprodução/Twitter

A Marinha do Brasil registrou o derramamento de óleo em 10 praias do Ceará. As primeiras manchas começaram a aparecer na terça-feira (25/1).

Nesta quinta-feira (27/1), vestígios de óleo foram encontrados na Praia do Futuro, em Fortaleza. Órgãos oficiais ainda não sabem o que teria provocado as manchas.

Segundo as autoridades ambientais, uma investigação foi iniciada para apurar o que é o material e quais as causas do derramamento. O serviço de retirada já foi iniciado.

Além da Praia do Futuro, o óleo foi encontrado nas praias de Canoa Quebrada, em Aracati;  Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati; Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

O aparecimento das manchas ocorre em meio à alta estação turística no Ceará e após mais de dois anos do desastre ambiental de derramamento de óleo que atingiu todo o litoral brasileiro.

Segundo a Marinha, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati realizaram a retirada do material das praias de Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Canto da Barra.

“Amostras do material foram coletadas e serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro”, informou a Marinha, em nota.

Limpeza

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acompanha o caso e realizou vistorias nesta quinta-feira.

“Será realizada a elaboração de relatórios e encaminhamento de informações para Coordenação Geral de Emergências Ambientais do Ibama, com o objetivo de que sejam elaboradas as estratégias posteriores para o atendimento a situação em questão”, explica, em comunicado.

A prefeitura de Aracati informou que enviou equipes para auxiliar na limpeza e lamentou o que chamou de ” desastre ambiental”.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)  também enviou equipes de fiscalização para o local a fim de averiguar a situação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?