metropoles.com

Lula devolve Serviço Florestal e cadastro rural para o Meio Ambiente

Serviços foram retirados da pasta pelo ex-ministro Ricardo Salles e retornarão para durante a gestão de Marina Silva, nomeada por Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu levar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Serviço Florestal de volta para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, comandado pela ministra Marina Silva (Rede-SP). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (2/1).

No início do governo Jair Bolsonaro (PL), o CAR e o Serviço Florestal tinham saído do Meio Ambiente, comando por Ricardo Salles (PL-SP), e direcionados para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, chefiado por Tereza Cristina (Progressistas).

Criado em 2012, o cadastro rural está inserido no Código Florestal e tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades rurais em uma base de dados para controle e monitoramento da região. Uma ferramenta para combate do desmatamento em todo o território nacional.

Entretanto, o sistema apresenta algumas falhas para fiscalização porque algumas propriedades rurais passam apenas pela primeira parte do registro, que é a autodeclaração, mas não são validados pelos órgãos de controle.

Meio Ambiente na gestão Lula

O governo Lula que assumiu o poder nesse domingo (1º/1) apresentou algumas alterações para os órgãos ligados à proteção ambiental e dos povos originários, entre elas está a renomeação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para Fundação Nacional dos Povos Indígenas e a retomada do Fundo Amazônia.

Além disso, o novo governo restabelece medidas de combate ao desmatamento na Amazônia e revogou uma decisão que flexibilizava as leis de combate ao garimpo ilegal no bioma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?