Justiça do Pará manda soltar brigadistas de Alter do Chão
Quatro ambientalistas presos em Alter do Chão na terça terão de cumprir outras medidas restritivas, como entregar os passaportes
atualizado
Compartilhar notícia
O juiz titular da 1ª Vara Criminal de Santarém (PA), Alexandre Rizzi, determinou na tarde desta quinta-feira (28/11/2019) a soltura dos quatro brigadistas presos desde terça-feira (26/11/2019) no estado por suspeita de envolvimento em incêndios criminosos.
O documento (veja abaixo) está sendo enviado para o Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, onde estão presos os brigadistas Daniel Gutierrez Govino, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner.
No dia da prisão, o delegado José Humberto de Melo afirmou que tinha “farto material” investigativo sobre a suposta atuação irregular de organizações não governamentais no ateamento de incêndios na região turística de Alter do Chão. Desde então, porém, dúvidas têm surgido e a investigação foi questionada pelo Ministério Público Federal e transferida para outro delegado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Apesar de ter decidido pela soltura, o juiz determinou que os suspeitos cumpram medidas como o comparecimento mensal ao juízo, o recolhimento noturno (quando não estiverem trabalhando), a proibição de deixar a região sem aviso e a entrega dos passaportes em até 48 horas.
Veja abaixo imagens da decisão do juiz.