metropoles.com

Justiça determina que o governo retire garimpeiros da Terra Yanomami

Além da retirada dos invasores, a União deverá apresentar um novo plano emergencial de monitoramento do território situado em Roraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionarios Ibama Brasil
1 de 1 Funcionarios Ibama Brasil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça Federal em Roraima acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para a retirada de garimpeiros ilegais da Terra Indigena (TI) Yanomami. A decisão estabelece que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) monitorem o território.

Decisões similares já foram proferidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido do MPF aponta que o governo federal ignora decisões judiciais anteriores que determinaram a retirada de todos os garimpeiros ilegais da TI Yanomami, sob pena de R$ 1 milhão.

Na decisão publicada nesta semana, a Justiça determinou a criação de uma equipe interinstitucional formada por forças de comando e controle suficientes para policiar crimes ambientais e socioambientais que acontecem na região. O grupo deverá permanecer no local até que todos os invasores e infratores saiam do território.

A Justiça decidiu, também, que a Força Nacional deverá permanecer na região para garantir a reabertura da Unidade Básica de Saúde de Homoxi e do posto de fiscalização de Surucucus.

O governo federal terá que apresentar um novo plano emergencial com ações para monitorar todo o território yanomami, combater ilícitos ambientais e expulsar criminosos de todos os locais onde há alguma atividade vinculada ao garimpo ilegal na região. Caso a determinação não seja cumprida, será aplicado uma multa de R$ 500 mil por dia.

A decisão determinou também que o poder público será obrigado a destruir ou inutilizar todos os produtos, subprodutos e instrumentos utilizados pelo garimpo. Na solicitação do MPF, o órgão explicou que o Ibama e a Funai não estão cumprindo esse dever e os equipamentos acabam sendo encontrados em novas atividades de apoio ao garimpo ilegal.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?