metropoles.com

Izabella Teixeira critica decisão da UE sobre produtos de desmatamento

A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira declarou que a medida precisa ser discutida com o governo e não ser imposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente
1 de 1 Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente - Foto: Divulgação

A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira criticou uma decisão da União Europeia para barrar a venda de produtos da agropecuária brasileira que tiveram em vínculo com o desmatamento em alguma fase de sua cadeia produtiva. Para Teixeira, a proposta deveria discutir a questão com o governo federal brasileiro para decidir como aplicar a medida para não prejudicar a economia.

A decisão da União Europeia prevê que as empresas que vendem produtos como soja, carnes e outras commodities deverão garantir que a sua cadeia produtiva não tenha vínculo com o desmatamento no país.

Para as exportadoras que tiverem relação com o desmatamento em alguma fase da sua produção, serão aplicadas taxas extras ou o fechamento da mercadoria.

“A decisão de ontem da União Europeia é uma decisão unilateral. Portanto, não é uma decisão de cooperação internacional. Isso não foi negociado, isso foi imposto, a partir da perspectiva deles”, afirma a ex-ministra.

Para Izabella Teixeira, a proposta da União Europeia irá enfraquecer a exportação do país para o grupo que é responsável por aproximadamente 50% da compra de soja

“Então, isso significa ou quebra de fornecimento ou o Brasil direciona isso [soja] para outro local do mundo. Isso vai exigir uma visão de negociação e articulação que não se circunscreve aos mecanismos tradicionais que a gente sempre tratou na área ambiental”, afirmou a ex-ministra.

A declaração de Izabella Teixeira aconteceu durante as comemorações dos 10 anos do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg) em Brasília, capital federal, realizado pelo Observatório do Clima, nesta terça-feira (6/12).

O evento contou com a participação de figuras importantes para a agenda ambiental brasileira como a também ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede), coordenador técnico do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, e com a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam), Ane Alencar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?