metropoles.com

Inpe e Google anunciam parceria para detectar incêndios e inundações

Com notificações, inteligência artificial e imagens de satélite, Google consegue identificar focos iniciais de incêndios e inundações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google/Divulgação
Alertas públicos google_Maps desmatamento amazonia queimadas
1 de 1 Alertas públicos google_Maps desmatamento amazonia queimadas - Foto: Google/Divulgação

Belém – O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, anunciou nesta terça-feira (4/4) uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para detectar, de forma precoce, incêndios florestais. A declaração foi feita durante o evento Sustentabilidade com o Google – Amazônia, em Belém (PA).

Os alertas de incêndio usam a ferramenta de inteligência artificial da plataforma, com imagens de satélite em tempo real. Dessa forma, é possível identificar os focos de fogo em estágio inicial.

Já o alerta de inundações da plataforma está disponível desde o ano passado no Brasil, em parceria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os alertas emitidos em tempo real são exibidos no Google Maps e no painel de buscas.

A ferramenta exibirá previsões para 27 cidades brasileiras. No primeiro semestre de 2023, a empresa anunciou a expansão para outras 20 cidades e a implementação dos alertas de inundações em notificações para celulares Android.

“Na Busca e no Google Maps, o Alerta de SOS é ativado para as regiões em estado crítico e destaca links de autoridades locais e nacionais. É possível visualizar o Alerta SOS no topo dos resultados na Busca ao procurar um incidente no local. Ao pesquisar por ‘enchentes + nome de região’, por exemplo, você encontra alertas de inundação, as principais notícias sobre o tema, informações sobre as áreas afetadas, contatos e links de autoridades locais”, explica o Google, em comunicado.

Veja um exemplo da plataforma:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?