metropoles.com

IBGE: Brasil tem 3 mil espécies de animais e plantas ameaçados de extinção

Número representa cerca de 20% do total de espécies existentes no país, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Willian Gomes / Secomm UFMT
onça pintada em gaiola
1 de 1 onça pintada em gaiola - Foto: Willian Gomes / Secomm UFMT

O Brasil tinha 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção em 2014. Isso significa que uma a cada 50 (1,98%) espécies existentes em todo o país podem sumir do mapa nos próximos anos.

O levantamento Contas de Ecossistemas: Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil foi produzido e divulgado nesta quinta-feira (5/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa analisou os números de espécies ameaçadas nos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Mar e ilhas oceânicas) e diferentes tipos de ambiente.

O estudo foi feito com bases em listas do Ministério do Meio Ambiente, o que representa 16,6 mil espécies avaliadas. No total, o país tem 166 mil (49.168 de plantas e 117.096 de animais) reconhecidas.

A Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas: ao todo, pesquisadores encontraram 1.989, ou 25% do total das espécies avaliadas do bioma. Em seguida, vem o Cerrado, com 1.061 (19,7%).

Esses dois hotspots brasileiros (Mata Atlântica e Cerrado) — conceito que estabelece que um bioma tem um alto número de espécies endêmicas e elevada perda de área natural — preocupam especialistas.

No caso da Mata Atlântica, observam-se perdas importantes na quantidade de área de cobertura natural ao longo dos séculos, devido à maior presença de ambientes antropizados, ou seja, onde houve ação humana.

A lista dos biomas segue com a Caatinga, com 366 espécies ameaçadas, e o Pampa, com 194 espécies em risco. Na parte final do ranking, o Pantanal e a Amazônia têm, respectivamente, 54 e 278 espécies ameaçadas de extinção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?