metropoles.com

Ibama desmonta esquema para “esquentar” madeira extraída ilegalmente

Operação do Ibama bloqueou o número recorde de 1,2 milhão de metros cúbicos de madeira e carvão em créditos virtuais no Sinaflor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Ibama
Foto colorida de um local de armazenamento de madeira ilegal bloqueada pelo Ibama - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um local de armazenamento de madeira ilegal bloqueada pelo Ibama - Metrópoles - Foto: Reprodução/Ibama

O operação de combate à exploração ilegal de produtos florestais realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) bloqueou, até o momento, 1,2 milhão de metros cúbicos de madeira e carvão em créditos virtuais no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (Sinaflor).

Segundo o Ibama, os créditos eram gerados de forma fraudulentra com o objetivo de legalizar a madeira extraida de forma ilegal para serem comercializadas dentro e fora do país.

Foram fiscalizados 21 empreendimentos localizados no Distrito Federal, Acre, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Roraima e Tocantins. Ao todo, foram aplicados 23 autos de infração, que totalizam R$ 33 milhões.

O total dos créditos bloqueados, avaliados em R$ 2 bilhões, iria encobrir 114,3 mil hectares de floresta explorados ilegalmente ou 34,3 mil hectares desmatados sem autorização dos agentes ambientais.

As fraudes mais recentes presentes na cadeia produtiva estão relacionadas à aprovação de planos de manejo florestal, ao registro de conversões de tora para madeira serrada, às espécies autorizadas para extração e comercialização, ao uso do mesmo Documento de Origem Florestal (DOF) para transporte de várias cargas e à falta de baixa nos créditos após a venda final do produto.

A madeira e o carvão ilegal foram bloqueados no âmbito da Operação Metaverso, criada em janeiro de 2023 e formado elo Grupo Especializado de Fiscalização de Fraudes no Sistema de Controle Florestal (Gedof).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?