Ibama aplica R$ 125 mil em multas contra embarcações irregulares no AM
Em fevereiro, o Ibama fiscalizou 16 embarcações, que resultou em advertência, notificações e autos de infração. Oito foram apreendidas
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 125 mil em multas contra embarcações irregulares no Amazonas no mês de fevereiro.
O montante é resultado da fiscalização em 16 embarcações, que derivaram em uma advertência, nove notificações e na lavratura de 10 autos de infração. O Ibama também realizou a coleta de três amostras de combustíveis para análise e a apreensão de oito embarcações e de 60 mil litros de diesel marítimo.
A operação “Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos” contou com a parceria da Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com as Polícias Civil e Ambiental do Amazonas, com a Marinha do Brasil, e com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
“Desde 2018, o Instituto e outras instituições parceiras vêm realizando ações de fiscalização com o objetivo de coibir atividades irregulares e ilegais de transporte aquaviário de produtos perigosos. Com isso, há a diminuição dos riscos de ocorrência de acidentes que possam colocar em risco o meio ambiente e a saúde da população”, destaca o chefe da Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais da Superintendência do Ibama no Amazonas, Daniel do Nascimento.