metropoles.com

Ibama aciona Marinha e ANP para investigar mancha na Bacia de Campos

Região concentra a maior parte da produção brasileira de petróleo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Divulgação
Bacia de Campos
1 de 1 Bacia de Campos - Foto: Agência Brasil/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) investiga a origem de uma mancha suspeita de 22 quilômetros quadrados na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. A região concentra a maior parte da produção brasileira de petróleo, mas não há até o momento a confirmação de vazamentos na região. De acordo com o Ibama, as empresas que atuam na região foram contatadas e informaram não ter ocorrido problemas.

As equipes do órgão ambiental realizaram, na manhã desta segunda-feira (1º/2), um sobrevoo no local para coletar informações sobre a mancha. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Marinha também foram acionadas para apurar o incidente. Até o momento, não há um posicionamento oficial sobre o resultado do sobrevoo.

A mancha foi detectada por imagens de satélite na última sexta-feira (29/1), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

O Ibama entrou em contato com os setores de emergência das plataformas próximas à área de localização da mancha para que informassem qualquer anormalidade em suas estruturas. As empresas relataram que não havia ocorrido problemas em seus empreendimentos na região e acionaram suas respectivas equipes de emergência para vistoriar a área. Até o momento, nenhum vazamento de óleo foi observado

Ibama

Pela atual legislação, qualquer incidente com vazamento de óleo deve ser comunicado ao órgão ambiental e também à ANP. A autarquia informou que está acompanhando o caso junto ao Ibama “para troca de informações”.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?