metropoles.com

“Greenpeace só nos atrapalha”, ataca Bolsonaro na China

Presidente defendeu ministro do Meio Ambiente, que chamou a ONG ambiental de “ecoterrorista” por conta do protesto em frente ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro-visita-grande-muralha
1 de 1 Bolsonaro-visita-grande-muralha - Foto: Isac Nóbrega/PR

Após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chamar o Greenpeace de “terrorista”, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse nesta sexta-feira (25/10/2019) em Pequim, na China, que a ONG não ajuda em nada: “Só nos atrapalha”.

“Para mim esse é um ato terrorista. O Greenpeace só nos atrapalha. O que ele [Ricardo Salles] falou, tenho que conversar com ele para entrar em detalhe, mas o Greenpeace só nos atrapalha”, destacou o presidente.

Nesta semana, enquanto Bolsonaro viaja pela Ásia, a organização realizou um protesto em frente ao Palácio do Planalto contra a política ambiental do governo e a maneira com que Salles e a administração Bolsonaro têm lidado com o derramamento de óleo nas praias do Nordeste.

Depois disso, Salles sugeriu, pelo Twitter, que o Greenpeace possa ter ligação com o ocorrido. O post é acompanhado por uma imagem do navio da organização, o Esperanza.

“Tem mas coincidências na vida né… Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano…”, escreveu ele, com a hashtag que ironiza a ONG.

Questionado se ele também acreditava que houvesse uma ligação entre o Greenpeace e o vazamento de óleo no mar, Bolsonaro disse que “não entraria nesses detalhes”. “Ato terrorista é tocar fogo em ônibus, jogar óleo no mar. [O derramamento] pode ter sido acidente, mas, se foi proposital, isso é terrorismo”.

Segundo Bolsonaro, o Brasil ainda é uma “colcha de retalhos de problemas” e a questão ambientalista também “tem problemas”. “Se não temos um ministro que encare as licenças ambientais sem demagogia e sem estar ouvindo ONGs internacionais, é uma prova que queremos fazer muita coisa que ajude no desenvolvimento”, disse o presidente, em defesa de Salles.

O presidente da República falou com a imprensa na manhã desta sexta, após tomar café da manhã no hotel St Regis, onde está hospedado em Pequim desde quinta-feira (24/10/2019). No sábado (26/10/2019), ele deixa a China rumo aos Emirados Árabes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?