Governo vê redução de queimadas na Amazônia e situação “sob controle”
Alegação, feita no fim da tarde desta 2ª, é de que imagens de satélite mostram diminuição expressiva de focos de incêndio em toda a região
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal alegou na tarde desta segunda-feira (26/08/2019) que houve diminuição de focos de incêndio na Amazônia e que a situação está “sob controle”. A avaliação foi feita depois de uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
“Demos uma resposta rápida. É lógico que não é uma situação simples, mas ela está sob controle”, afirmou o ministro, após o encontro.
Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, em Rondônia, por exemplo, o governo considera a existência de apenas duas áreas com fogo. “Há um declínio substancial do número de focos [de incêndio]”, afirmou. Os dados são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Azevedo e Silva detalhou a divisão da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, região que normalmente conta com um efetivo fixo de 43 mil militares.
Para o combate aos incêndios, houve reforço de pelo menos 1.500 homens no Comando Norte, que ficou responsável pela atuação em Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins. No Comando Amazônia, presente em Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso, há mais mil militares.
De acordo com o porta-voz, há expectativa de uma visita do presidente Jair Bolsonaro à região. Nesta terça-feira (27/08/2019), Bolsonaro terá uma reunião com os governadores dos nove estados que fazem parte de área.
“A partir da metade da semana é possível que nós tenhamos essa equipe lá in loco, para verificar a evolução positiva dos trabalhos. É possível que com o presidente, mas não temos ainda a confirmação”, disse.