metropoles.com

Governo federal autoriza o uso de mais 57 agrotóxicos e similares

Desde o início do ano, o total de registros concedidos chega a 382, informou o Ministério da Agricultura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de trabalhador rural aplicando agrotóxico
1 de 1 Imagem colorida de trabalhador rural aplicando agrotóxico - Foto: iStock

O Ministério da Agricultura aprovou o registro de seis novos agrotóxicos, 41 genéricos — quando o princípio ativo já existia no mercado — e 10 defensivos biológicos e orgânicos. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (03/10/2019). Esta é a segunda autorização em dois meses.

Com isso, chega a 24 o número de produtos biológicos e orgânicos registrados em 2019. Desde o início do ano, o total de registros concedidos é de 382, informou a pasta em nota.

O Ministério da Agricultura defende a aprovação dos produtos e reforça que, “nos últimos anos, diversas medidas desburocratizantes foram adotadas para que a fila de registros de defensivos ande mais rápido no Brasil”.

“O objetivo é aprovar novas moléculas menos tóxicas e mais ambientalmente corretas e assim substituir os produtos antigos, além da liberação de produtos genéricos. Pela lei, nenhum produto atual pode ser registrado com toxicidade maior do que os existentes no mercado”, destaca o texto.

A nota do ministério explica ainda que os seis agrotóxicos registrados agora são formulados com base em ingredientes ativos novos. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem ressaltado a importância de se aprovarem moléculas novas de defensivos agrícolas, por serem menos tóxicos e mais seguros.

Entre os pesticidas aprovados, está um produto para o controle da larva-alfinete, praga da batata, contra o ácaro-rajado, praga que ataca soja, feijão, milho e algodão.

Aumento
No mês passado, o Metrópoles mostrou que o Brasil permite a venda de 2.210 agrotóxicos formulados (para agricultores) e 1.647 técnicos (de uso industrial). Em nove meses, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o número aumentou 15%.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a comercialização de 353 produtos do tipo no período. Em setembro, o governo registrou mais 63 novos agrotóxicos.

As liberações deste ano ultrapassaram o volume do mesmo período de 2018, quando houve 305 registros, segundo levantamento do Greenpeace Brasil. A série histórica da pasta mostra que os números da gestão Bolsonaro são os mais altos em 14 anos, desde quando os dados passaram a ser contabilizados, em 2005.

A lista de espera conta ainda com outros 2 mil títulos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?