Goiás: após rompimento de represa, governo bloqueia duas rodovias
Uma delas já estava liberada, mas voltou a ser interditada após nova análise técnica apontando riscos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) de Goiás informou em nota, nesta segunda-feira (06/01/2020), que duas pontes da região de Pontalina (GO) ficarão interditadas após o rompimento de uma barragem que deixou a cidade debaixo d’água no último sábado (04/01/2020). O trânsito na GO-040 ficará interrompido por 40 dias, e o da GO-215, por 14.
A GO-215 chegou a ser interditada no dia do rompimento, mas liberada em seguida. Segundo o órgão estatal, contudo, uma avaliação técnica nesta segunda-feira constatou o comprometimento da estrutura. Desde sábado, a suspeita era a mesma quanto à ponte da GO-040.
“Houve movimentação do aterro de forma muito intensa, o que abalou sobremaneira o encabeçamento das pontes e, consequentemente, a capacidade de absorção de peso nas respectivas estruturas”, pontuaram.
Os prazos de interdição seguem a previsão do cronograma de obras de recuperação.
Cidade embaixo d’água
A barragem, que estava em situação irregular, se rompeu no sábado e, embora não tenha feito vítimas, destruiu casas e deixou desabrigados. A suspeita é de que o volume de chuvas tenha causado o acidente na barragem, que está localizada na Fazenda São Lourenço das Guarirobas, zona rural do município.
Desde o rompimento, equipes da Goinfra e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se deslocaram para a cidade para avaliar a situação e tomar providências. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil também foram para a cidade.