Fumaça de queimadas na Amazônia se estende a países da América Latina
Quantidade de focos de incêndio na floresta amazônica nos seis primeiros dias do mês já superou setembro inteiro do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
A fumaça de queimadas que atingem a floresta amazônica chegou, nesta quarta-feira (7/9) a estados brasileiros das regiões Sul e Sudeste, como São Paulo e Paraná, além de outros países da América Latina, como a Bolívia.
“Um corredor de fumaça se formou com correntes de vento de norte, se estendendo do norte do Brasil até a Região Centro-Oeste. A fumaça da Amazônia já chegava neste feriado ao Paraná e ao extremo oeste do estado de São Paulo”, informou o MetSul.
“Observa-se a tendência de um corredor de fumaça configurado na metade desta semana entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do território nacional. A fumaça afeta ainda Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Paraguai”, continua o informe.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os seis primeiros dias de setembro deste ano já superaram o número de focos de incêndio na Amazônia registrados durante todo o mês em 2021.
Enquanto no ano passado foram contabilizados 16.742 focos em 30 dias, os seis primeiros dias do mês de setembro em 2022 já contam com 16.698 queimadas identificadas pelo instituto.