Flona e Parque Nacional de Brasília serão da iniciativa privada, diz Salles
Segundo o ministro do Meio Ambiente, a pasta trabalha para que a concessão seja realizada ainda neste ano de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
A Floresta Nacional de Brasília (Flona) será concedida à iniciativa privada, juntamente com o Parque Nacional. Foi o que informou, nesta quinta-feira (30/7), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo ele, a pasta trabalha para que a concessão seja realizada ainda neste ano. As informações são do G1.
“A ideia agora é também agregar à concessão do Parque Nacional à Flona, que é contígua, vizinha ao parque, aumentando ainda mais as possibilidades diárias de lazer, de investimentos, de atrativos para essa região, já que é superbonita”, afirmou Salles.
Com isso, o Parque Nacional de Brasília e a Flona passarão a ser administrados por entidades privadas. Atualmente, as unidades de conservação estão sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Segundo o ministro, a iniciativa privada tem mais agilidade para administrar os parques e mais recursos para investir. Conforme Salles, a pasta trabalha para conceder os parques nacionais pelo período de 15 anos.
Além do Parque Nacional de Brasília, o ministro disse que a pasta trabalha para conceder à iniciativa privada outros parques nacionais do país, como os dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; Jericoacoara, no Ceará; e Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.