metropoles.com

Fiocruz lança base de dados com informações inéditas sobre a Amazônia

A base da Fiocruz reúne indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos dos 772 municípios da Amazônia Legal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Projeto Árvores Gigantes da Amazônia
foto colorida tirada de baixo da maior árvore da amazônia - metrópoles
1 de 1 foto colorida tirada de baixo da maior árvore da amazônia - metrópoles - Foto: Divulgação/Projeto Árvores Gigantes da Amazônia

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, nesta quinta-feira (2/2), a base de dados Trajetórias, na revista Scientific Data, do grupo Nature. As informações coletadas e reunidas por pesquisadores do Centro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose/CNPq) têm como base 36 indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos da Amazônia Legal.

A base de dados da Fiocruz reúne informações dos 772 municípios dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, entre 2000 e 2017. Todo o material está disponível gratuitamente para a população.

Os pesquisadores da Fiocruz levaram em torno de três anos para analisar toda a área da Amazônia Legal, cerca de 5 milhões de km2, uma área que cobre, aproximadamente, 60% de todo o território brasileiro.

A base de dados Trajetórias reúne informações sobre perda de habitat, uso e cobertura da terra, mobilidade humana, anomalias climáticas, carga de doenças transmitidas por vetores e índices de pobreza multidimensional para populações rurais e urbanas em cada um dos municípios da Amazônia Legal brasileira, entre outros.

“Este conjunto de dados vai permitir investigar a associação entre os sistemas agrários amazônicos e seus impactos nas mudanças ambientais e epidemiológicas, além de ampliar as possibilidades de compreensão, de forma mais integrada e consistente, dos cenários que afetam o bioma amazônico e seus habitantes”, explica Claudia Codeço, coordenadora do projeto e pesquisadora da Fiocruz.

Os indicadores têm como base os censos demográficos de 2000 e 2010, além dos censos agropecuários realizados em 2006 e 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?