metropoles.com

Fazenda que exporta frangos invade terras indígenas, diz observatório

Rede de fast food e mercados do Reino Unido importam os animais que seriam criados dentro de invasão na terra Indígena dos Guarani Kaiowá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
frangos
1 de 1 frangos - Foto: Pixabay

A Fazenda Brasília do Sul, que exporta frangos congelados e marinados para países europeus, como Reino Unido, Alemanha e Holanda, está localizada de forma irregular dentro de território indígena Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul. A denúncia consta de relatório divulgado, nesta quarta-feira (11/5), pelo observatório jornalístico De Olho nos Ruralistas, em parceria com a organização ambientalista britânica Earthsight .

A Terra Indígena (TI) Taquara é cenário para disputas entre os proprietários da Brasília do Sul e os povos originários da etnia Guarani Kaiowá.

Os frangos criados dentro do território indígena são exportados pela Lar Cooperativa Agroindustrial, uma associação ligada ao agronegócio brasileiro e uma das maiores responsáveis pelo envio dos animais a dezenas de varejistas europeus.

Confira o relatório completo:

Relatório da Earthsight – Sangue Indígena by Metropoles on Scribd

O povo Guarani Kaiowá foi expulso de forma violenta do seu território, conhecido como Taquara, em 1950, para dar espaço à monocultura. Esse período é reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade como uma grande violação dos direitos humanos.

De acordo com o relatório, a empresa britânica Westbridge, fornecedora da rede de fast food KFC, importou mais de 37 mil toneladas de frango congelado e marinado da fazenda de Mato Grosso do Sul entre 2018 e 2021.

O mercado de pets da empresa alemã Paulsen Food faz parte da lista de clientes da Lar, com uma importação de 14 mil toneladas entre 2017 e 2021.

Retorno ao território indígena

As tentativas de ocupação das Terras Indígenas dos Guarani Kaiowá estão sendo duramente reprimidas com despejos violentos e ataques judiciais. O relatório indica que o maior ataque aconteceu em 2003, com a morte do líder indígena Marcos Veron, espancado até a morte por funcionários da Fazenda Brasília do Sul.

“O caso da Terra Indígena Taquara é um lembrete poderoso do porquê o governo brasileiro deve cumprir seu dever constitucional e avançar com o processo de demarcação das terras indígenas identificadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em vez de se opor e trabalhar para minar direitos indígenas”, afirma o diretor de pesquisa em desmatamento da Earthsight, Rubens Carvalho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?