Fala de ministro sobre “mineração sustentável” pode gerar embate com ala do governo
Alexandre Silveira, de Minas e Energia, declarou que mineração de ferro sustentável pode contribuir para o aumento da qualidade de vida
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou, nesta segunda-feira (24/4), em evento da Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF) que a mineração sustentável é importante para o setor. Entretanto, para Maurício Angelo, diretor do Observatório da Mineração, a fala poderá gerar embate com a ala ambiental do governo federal.
“Vamos impulsionar a verdadeira mineração, a mineração séria, separando os empresários sérios daqueles que não tem compromisso e garantindo o crescimento da atividade com foco na segurança, sustentabilidade, trazendo retorno social, priorizando o conteúdo local e gerando emprego para as brasileiras e brasileiros”, afirmou Alexandre Silveira.
O ministro também falou sobre a importância de impulsionar o crescimento da mineração no Brasil. “Nesse momento de transição energética, é importante crescer o setor mineral de forma segura e sustentável, dentro da legalidade”, ressaltou.
Maurício Angelo destaca que há uma dificuldade em conciliar a agenda ambiental com uma mineração sustentável.
“Então o ministro encampar esse discurso é muito problemático porque tá alinhado por exemplo com o lançamento da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável que foi lançada recentemente incluindo defensores do garimpo mesmo se dizendo contra o garimpo”, declarou o diretor do Observatório da Mineração.
Para Maurício, a fala de Silveira sobre um alinhamento entre mineração e sustentabilidade poderá ter um embate com o Ministério de Meio Ambiente e outras alas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligado à defesa socioambiental.
“Isso mostra como que a mineração está muito próxima do Ministério de Minas e Energia e como a agenda ambiental do governo Lula vai ter um embate muito forte com essa outra ala ambiental do governo”, destacou Angelo.
Frente Parlamentar da Mineração Sustentável
Em março, parlamentares criaram a “Frente Parlamentar da Mineração Sustentável” que tem como prerrogativa debates para que episódios como o de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, não se repitam.
O grupo é presidido pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e conta com a participação do senador Zequinha Marinho (PL-PA), parlamentar que esteve em uma polêmica em torno de garimpeiros ilegais no Pará.