metropoles.com

Fala de ministro sobre “mineração sustentável” pode gerar embate com ala do governo

Alexandre Silveira, de Minas e Energia, declarou que mineração de ferro sustentável pode contribuir para o aumento da qualidade de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bernardo Dias/Câmara Municipal de Belo Horizonte
Foto colorida da mineração na Serra do Cural em Minas Gerais - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da mineração na Serra do Cural em Minas Gerais - Metrópoles - Foto: Bernardo Dias/Câmara Municipal de Belo Horizonte

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou, nesta segunda-feira (24/4), em evento da Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF) que a mineração sustentável é importante para o setor. Entretanto, para Maurício Angelo, diretor do Observatório da Mineração, a fala poderá gerar embate com a ala ambiental do governo federal.

“Vamos impulsionar a verdadeira mineração, a mineração séria, separando os empresários sérios daqueles que não tem compromisso e garantindo o crescimento da atividade com foco na segurança, sustentabilidade, trazendo retorno social, priorizando o conteúdo local e gerando emprego para as brasileiras e brasileiros”, afirmou Alexandre Silveira.

O ministro também falou sobre a importância de impulsionar o crescimento da mineração no Brasil. “Nesse momento de transição energética, é importante crescer o setor mineral de forma segura e sustentável, dentro da legalidade”, ressaltou.

Maurício Angelo destaca que há uma dificuldade em conciliar a agenda ambiental com uma mineração sustentável.

“Então o ministro encampar esse discurso é muito problemático porque tá alinhado por exemplo com o lançamento da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável que foi lançada recentemente incluindo defensores do garimpo mesmo se dizendo contra o garimpo”, declarou o diretor do Observatório da Mineração.

Para Maurício, a fala de Silveira sobre um alinhamento entre mineração e sustentabilidade poderá ter um embate com o Ministério de Meio Ambiente e outras alas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligado à defesa socioambiental.

“Isso mostra como que a mineração está muito próxima do Ministério de Minas e Energia e como a agenda ambiental do governo Lula vai ter um embate muito forte com essa outra ala ambiental do governo”, destacou Angelo.

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

Em março, parlamentares criaram a “Frente Parlamentar da Mineração Sustentável” que tem como prerrogativa debates para que episódios como o de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, não se repitam.

O grupo é presidido pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e conta com a participação do senador Zequinha Marinho (PL-PA), parlamentar que esteve em uma polêmica em torno de garimpeiros ilegais no Pará.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?