Ex-ministros pedem a Maia, em carta, ações imediatas sobre a Amazônia
Nove ex-titulares da pasta do Meio Ambiente, de governos do MDB, do PSDB e do PT, pedem moratória de “projetos antiambientais” na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu uma carta assinada por nove ex-ministros do Meio Ambiente, de governos ligados a diferentes partidos, solicitando ao Congresso a adoção de uma série de medidas emergenciais para o combate ao desmatamento da Amazônia. O documento é assinado pelos ex-ministros José Goldenberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabela Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte.
Conforme pontuado pela ex-ministra Marina Silva, uma das sugestões é que Maia faça uma moratória nos projetos ambientais em trâmite na Casa.
Ela pede também que seja criada uma comissão especial sobre o tema, para convocar rapidamente audiências públicas. “Para que a gente recupere a governança ambiental”, frisou.
O texto assinado pelos ex-ministros também denuncia o que chamam de desmonte de órgãos ligados à proteção ambiental. “Esses fatos, senhor Presidente, exigem de nossas instituições respostas à altura. O Parlamento brasileiro tem o dever histórico de atuar como moderador e oferecer um canal de diálogo com a sociedade, única forma de reverter essa assustadora realidade”, anotaram.
Os ex-ministros querem ainda a recomposição do orçamento do Ministério do Meio Ambiente e a retomada de políticas públicas na área.
“Queremos com essa comissão que Maia leve de forma republicana para o presidente da República uma proposta para que o Brasil recupere sua credibilidade”, salientou Marina.