metropoles.com

DPU vai à Justiça contra exploração de ouro em área de Belo Monte

Área de 2,4 mil hectares abriga comunidades tradicionais que vivem de agricultura, pesca e extrativismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) ingressaram, nessa terça-feira (26/4), com ação para anular contrato que permite à mineradora Belo Sun explorar as terras da região da Volta Grande do Xingu, no Pará.

No local, a empresa canadense planeja o maior projeto de mineração de ouro do país.

A área, de 2,4 mil hectares, é originalmente destinada à reforma agrária e abriga famílias tradicionais que exercem atividades de agricultura, pesca e extrativismo voltadas à subsistência. Os defensores públicos apontam irregularidades na concessão de terras à Belo Sun, feita sob a “justificativa infundada” de que estariam desocupadas.

De acordo com a DPU, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu que a Belo Sun se apropriou ilegalmente de terras e que, por isso, tais áreas já estariam desocupadas e desafetadas, podendo ser usadas para a mineração.

Os defensores afirmaram que a autarquia, contudo, não formalizou essa desafetação e se baseou na “invocação de um motivo falso”, a desocupação, para reconhecer a nova destinação da área.

Em dezembro do ano passado, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o Incra decidiu reduzir a área de um assentamento agrário na região da Volta Grande do Xingu, no Pará, para ceder a terra à mineradora. Além disso, o órgão determinou que terá participação direta nos lucros com a exploração de ouro na região.

Suspensão

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu, na última segunda-feira (25/4), a licença ambiental que a Belo Sun havia requerido para prosseguir com o megaprojeto de exploração de ouro na região.

A empresa falhou em consultar as comunidades indígenas locais. Além disso, não teria feito um estudo adequado sobre os impactos ambientais da obra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?