Desmatamento na Amazônia é o maior em seis anos e cresce 61%, diz Inpe
Cerca de 199 quilômetros quadrados da Amazônia Legal foram desmatados em fevereiro deste ano. Dados são do Inpe e foram divulgados hoje
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 199 quilômetros quadrados (km²) da Amazônia Legal estiveram sob alerta de desmatamento em fevereiro deste ano. O dado é do sistema Deter e foi divulgado nesta sexta-feira (10/3) pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Trata-se do maior indicador para o mês desde 2016, início da série histórica do Deter-B. Houve um aumento de 61% em comparação com fevereiro do ano passado.
“Os dois primeiros meses deste ano tiveram áreas recordes na série histórica. No acumulado, já são 629 km², mais do que o triplo do que foi observado no ano passado, quando 206 km² foram desmatados”, avalia o porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, Rômulo Batista.
Geralmente, o período entre dezembro e março costuma registrar baixos índices de desmatamento, devido ao tempo chuvoso na região.
“Esse aumento absurdo demonstra os resultados da falta de uma política de combate ao desmatamento e dos crimes ambientais na Amazônia, impulsionados pelo atual governo. A destruição não para”, acrescenta Batista.