metropoles.com

Desmatamento na Amazônia: áreas sob risco batem recorde, diz Inpe

De acordo com o Sistema de Detecção em Tempo Real, foram emitidos alertas de desmatamento para 284,27 km² de floresta em janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
desmatamento
1 de 1 desmatamento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou, nesta sexta-feira (07/02/2020), que o total de áreas sob alerta devido a risco de desmatamento na Amazônia bateu recorde em janeiro de 2020. Segundo os dados, foram emitidos avisos para 284,27 km² de floresta, de acordo com o Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter-B).

Esses índices são os maiores para o mês desde que começou a série histórica, em 2016. Na análise do último trimestre (novembro, dezembro e janeiro), o recorde também foi verificado.

Segundo o Inpe, no trimestre foram feitos alertas para a devastação de 1.037 km², a maior área para o período desde que começou a medição.

Os avisos do Deter são baseados em imagens de satélite e servem para orientar ações de fiscalização. Os dados não são a taxa oficial de desmatamento, que é divulgada uma vez ao ano por meio do Prodes, abrangendo o período de agosto de um ano a julho do ano seguinte.

No entanto, os alertas do Deter são um indício da tendência de devastação. A taxa mais recente, divulgada em novembro de 2019, apontou aumento de 30% no desmatamento da Amazônia, se comparado ao período anterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?