metropoles.com

COP-25: Salles quer cobrar US$ 100 bi por ano dos países ricos

Ministro do Meio Ambiente vai participar de conferência climática em Madrid e quer cobrar valor prometido para os países em desenvolvimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Ricardo Salles ministro bolsonaro
1 de 1 Ricardo Salles ministro bolsonaro - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que vai cobrar dos países ricos a regulamentação de um trecho do Acordo de Paris que prevê repasses a países em desenvolvimento. “Faremos tratativas pela regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que diz respeito à monetização”, disse ele nesta quarta-feira (27/11/2019).

“Houve sinalização de que os países ricos disponibilizariam aos países em desenvolvimento US$ 100 bilhões por ano. O Brasil, que é certamente, entre os países em desenvolvimento, um dos que mais faz pelo meio ambiente, certamente tem a maior legitimidade para pleitear uma boa parcela desses 100 bi”, completou ele.

Salles disse que espera ter acesso a esses recursos internacionais já a partir do ano que vem. Ele vai defender esse cronograma durante a 25ª Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP-25), que acontece entre 2 e 13 de dezembro, em Madrid, na Espanha. “Precisamos criar condições jurídicas para cumprir o Acordo”, disse o ministro ao deixar uma audiência na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara.

O discurso do ministro não combina com falas recentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Não quero é política de vender a Amazônia em troca de migalhas ou grandes fortunas. Amazônia não vai continuar a ser leiloada como foi tempos atrás”, disse o presidente, no último dia 21 de novembro, falando justamente da COP-25.

Monetização do meio ambiente
Em sua fala na Câmara, o ministro voltou a defender sua tese de que a monetização é a maneira de proteger o meio ambiente. Ele defendeu, por exemplo, a concessão de mais áreas de conservação à iniciativa privada.

Salles atendeu convocação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara. Como a comissão é formada principalmente por deputados ruralistas, o ministro não enfrentou perguntas embaraçosas e pôde falar sobre a sua própria pauta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?