Começa a retirada de óleo de navio encalhado na costa do Maranhão
A embarcação está no local há duas semanas. Os trabalhos foram iniciados por volta das 14h dessa quarta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
A operação para retirar o óleo do navio MV Stella Banner, encalhado na costa do Maranhão, começou nessa quarta-feira (11/03). A embarcação está no local há mais de duas semanas.
As empresas contratadas pela Polaris Shipping, proprietária do navio, começaram a retirar parte das cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque da embarcação.
De acordo com nota divulgada pela Marinha, os trabalhos foram iniciados por volta das 14h, após a realização de testes no sistema de transferência.
O navio também está carregado com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencente à mineradora brasileira Vale. A preocupação de ambientalistas e autoridades marítimas e ambientais é que um eventual vazamento de minério de ferro ou de óleo cause danos ao meio ambiente.
Já que o local onde o navio está encalhado fica próximo ao Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral localizada a 45 milhas náuticas da costa maranhense.
O caso
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi o próprio comandante do Stella Banner quem manobrou para encalhá-lo, de propósito, em um banco de areia de uma área de menor profundidade do canal da Baía de São Marcos.
A manobra serviu para evitar que a embarcação naufragasse ou ficasse à deriva depois que o comandante constatou que a água do mar estava entrando por uma fissura na proa do navio.
O incidente ocorreu pouco após a embarcação ter deixado o Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no último dia 24. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.