metropoles.com

Com posse de Lula, Alemanha vai doar R$ 200 mi para o Fundo Amazônia

O contrato entre o banco alemão KfW e o BNDES tem como objetivo garantir a retomada do programa paralisado por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dnit/Divulgação
Amazônia
1 de 1 Amazônia - Foto: Dnit/Divulgação

A Alemanha anunciou a retomada dos investimentos para o Fundo Amazônia, com a destinação de 35 milhões de euros, cerca de R$ 200 milhões, após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo alemão, Franl-Walter Syeinmeier, participou da cerimônia de posse do petista realizada nesse domingo (1º/1) e reforçou os laços com o Brasil.

O financiamento acontece após um acordo firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o banco alemão KfW, em 23 de dezembro, para destinação da quantia para a agenda climática brasileira e o combate ao desmatamento. Entretanto, o anúncio da doação aconteceu apenas no início de janeiro, após a posse do presidente Lula.

“A nova captação realizada junto ao KfW para o Fundo Amazônia é um importante passo preparatório para a retomada da sua governança e, por conseguinte, a capacidade de seleção e aprovação de novos projetos socioambientais”, declarou o diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES, Bruno Aranha.

A Alemanha é a segunda maior doadora de recursos do Fundo Amazônia, com a destinação anterior de aproximadamente 54,9 milhões de euros.

Fundo Amazônia

Criado em 2008, durante o segundo mandato de Lula, o Fundo Amazônia tem como objetivo investir na redução do desmatamento e na fiscalização do bioma. Contudo, sua atividade está suspensa desde abril de 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou os trabalhos de grupos base do fundo.

Entre os primeiros decretos assinados pelo petista no último domingo está o restabelecimento do Fundo Amazônia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?