metropoles.com

CNI: punição a produtos do país por queimadas na Amazônia é “injusta”

A entidade afirma que os questionamentos sobre a responsabilidade ambiental da indústria brasileira são consequências de “desinformação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jane de Araújo/Agência Senado
Entrevistas Diversas
1 de 1 Entrevistas Diversas - Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) repudia a decisão de importadores de suspender a compra de couro brasileiro. O órgão considera as tentativas de vincular a exportação de produtos industriais brasileiros às queimadas na Amazônia “erradas e injustas”.

A entidade sustenta que o questionamento de empresários chineses sobre a sustentabilidade dos produtos brasileiros e outros fatos recentes demonstra “desinformação” sobre a responsabilidade ambiental da indústria brasileira. “A Amazônia é um patrimônio de fundamental importância para o Brasil, sobretudo pela sua megadiversidade biológica, que abriga 20% do total de espécies de plantas e animais do planeta. Trata-se de uma riqueza potencial para ser desenvolvida e a indústria nacional é uma das principais interessadas no seu uso sustentável”, destaca o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Robson ressaltou também que a indústria brasileira está comprometida com a sustentabilidade ambiental. Atualmente, o Brasil é responsável por 2% das emissões globais de CO2, sexta posição entre os países que fazem parte do Acordo de Paris. O último relatório da ONU Meio Ambiente, Emission Gap Report 2018, mostra que o Brasil, juntamente com China e Japão, são os países que estão no caminho para cumprir as metas do Acordo. O tratado foi assinado por 195 países.

Nos últimos 15 anos, o Brasil investiu US$ 32 bilhões em projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, o que resultou na redução de emissões de 124 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. “Nos últimos três acordos de comércio assinados pelo Brasil – o bilateral com o Chile, o Mercosul-União Europeia e o Mercosul-EFTA –, a indústria brasileira assumiu compromissos ambiciosos no capítulo de desenvolvimento sustentável”, acrescenta o presidente da CNI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?