Cidade mineira tem onda de fake news após tremor de terra
Terremoto de 2.2 graus na escala Ritcher atingiu Senhora dos Remédios. Nas redes sociais, moradores relataram até bola de fogo
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores de Senhora dos Remédios, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, a 140 km de Belo Horizonte, sentiram a terra tremer no início da noite da última quinta-feira (19/09/2019). Foi um tremor considerado leve, que atingiu o nível 2.2 na escala Richter, que vai até 10, segundo registro do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
De acordo com a prefeitura da cidade, onde vivem 10 mil pessoas, não foram registrados feridos nem danos em imóveis como consequência do abalo sísmico, mas, em grupos de WhatsApp e perfis de redes sociais de moradores da região, começaram a surgir relatos de um estrondo, uma bola de fogo ou um incêndio no centro da cidade, dependendo da fonte.
“O terremoto mesmo pouca gente sentiu, mas a mentirada está todo mundo falando”, disse uma funcionária da prefeitura da cidade, que preferiu não se identificar.
O tremor teria sido mais percebido em dois locais mais afastados do centro da cidade: o bairro da Horta e o distrito do Japão. Nas notícias falsas que circularam na internet, porém, os relatos eram de danos à região central, inclusive com uma imagem de incêndio que, na verdade, nem sequer registra o município.
(veja imagem abaixo).
O tremor, ainda segundo o observatório da UnB, teve duração total de três segundos.