metropoles.com

Cantareira continua com índice negativo, apesar das chuvas

Neste domingo (6/12), o manancial registrou uma alta, passando de 20,2% ontem para 20,5% hoje, de acordo com o relatório da Sabesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA
1 de 1 Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA - Foto: null

O Sistema Cantareira continua captando água do chamado volume morto e, portanto, com índice negativo, a despeito das chuvas e da melhora do nível de armazenagem de água. Neste domingo, o manancial registrou uma alta, passando de 20,2% ontem para 20,5% hoje, de acordo com o relatório da Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Pelo índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial em abril deste ano, o nível do sistema melhorou 0,3 ponto porcentual (p.p.), ficando em -8,8% hoje ante -9,1% ontem. Na terceira metodologia, que calcula o porcentual do volume armazenado sobre o volume total, o manancial subiu de 15,6% para 15,8%.

A pluviometria de 3,2mm nas últimas 24 horas na região do Cantareira contribuiu para essa elevação. O manancial é responsável pelo abastecimento de 5,2 milhões de habitantes da capital, Grande São Paulo e parte do interior.

Alto Tietê e Guarapiranga
No sistema Alto Tietê, o nível dos reservatórios também subiu, passando de 16,1% ontem para 16,3% hoje, de acordo com o cálculo que leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado. O manancial abastece parte da zona leste da capital paulista e cidades da Grande São Paulo do entorno do manancial como Mogi das Cruzes, Poá, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos.

O aumento foi resultado de uma pluviometria de 24,6mm nas últimas 24 horas. Até então, havia chovido pouco sobre o manancial (0,8mm) no mês de dezembro.

Já o nível do sistema Guarapiranga, que atende cerca de 5,8 milhões de clientes da Sabesp, voltou para os 87,3% observados na sexta-feira. Ontem, marcava 87,2%. O aumento foi pequeno diante da pluviometria (34,4mm) observadas nas últimas 24 horas sobre o manancial. Até sábado, as chuvas sobre o sistema totalizavam apenas 1,6mm.

Outros mananciais
No Alto Cotia, os reservatórios operam hoje com 76,3%, sendo que ontem estavam em 75,5% de sua capacidade. No Rio Grande, o nível de armazenamento aumentou de 97,3% ontem para 97,8% hoje. Já no Sistema Rio Claro, o nível dos reservatórios ficou estável em 62,9%, apesar da pluviometria de 44mm sobre o manancial.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?