metropoles.com

Caatinga perdeu 23,2% de superfície de água nos últimos 37 anos

Levantamento do Mapbiomas aponta que a desertificação atinge 160 mil hectares da Caatinga nas últimas quatro décadas, entre 1985 e 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Carvalho/Setur BA
caatinga
1 de 1 caatinga - Foto: Gabriel Carvalho/Setur BA

A Caatinga perdeu 23,2% da sua cobertura de água, ou 160 mil hectares de superfície, entre 1985 e 2021, segundo levantamento divulgado pelo Mapbiomas, nesta quinta-feira (6/10). Pesquisa realizada com base em imagens de satélite mostra que a região menos atingida pela desertificação foi o Sergipe.

O bioma cobre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. A Caatinga ocupa aproximadamente 10% de todo o território nacional, ou 844 mil quilômetros quadrados.

Confira o levantamento completo:

MapBiomas_Caatinga 2022_06_10 by Metropoles on Scribd

Perdas

O estudo aponta que a Caatinga teve uma perda de 6.010.506 hectares nos últimos 37 anos, uma redução de 10,54% em comparação com 1987. Em contrapartida, a agropecuária teve um avanço de 24,15% no bioma, a área teve um aumento de cinco milhões de hectares no mesmo período.

No Ceará, por exemplo, o ganho de áreas de pastagens nesse período foi superior a 320%, de acordo com o Mapbiomas. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as áreas destinadas à criação de gado mais que dobraram (125% e 172%, respectivamente). Em Minas Gerais, a agricultura cresceu 131% no período mapeado.

“Mapeamos a região de Irauçuba, no Ceará, e detectamos a expansão de um núcleo de desertificação. Padrão semelhante foi observado em outros núcleos de desertificação, como em Cabrobó (PE), com tendência de expansão para leste, no sentido de Alagoas, e em Seridó (RN), verifica-se expansão para sul em direção à Paraíba”, explica o coordenador da Equipe Caatinga do MapBiomas, Washington Rocha.

As unidades de conservação da Caatinga ocupam 9,01% do bioma, ou 7,8 milhões de hectares, esses pontos perderam 3,3% de sua área nos últimos 37 anos, segundo a pesquisa divulgada pelo Mapbiomas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?