Brasileiros aderem a dia global de protestos pelo clima
As manifestações começaram às vésperas de cúpula sobre o tema, da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em Nova York
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca de ações concretas contra as mudanças climáticas, 150 países aderiram à greve global pelo clima nesta sexta-feira (20/09/2019), levando milhares de pessoas às ruas para protestar contra a emissão de gás carbônico na atmosfera e o aquecimento global.
Em anúncio na Câmara, nessa quarta-feira (18/09/2019), parlamentares divulgaram que o movimento no Brasil visa reivindicar 15 medidas para o governo – entre as quais, está a aplicação dos recursos previstos para o Fundo Clima, o Fundo Amazônia, a Compensação Ambiental e a Conversão de Multas.
As manifestações começaram às vésperas da Cúpula pelo Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre de 21 a 23 de setembro, em Nova York.
A jovem ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, uma das organizadoras do movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), ficou conhecida por faltar às aulas nas sextas-feiras para chamar a atenção para a negligência social sobre a política climática.
Nesta sexta-feira (20/09/2019), a hashtag #ClimateStrike e a #GreveGlobalPeloClima são os assuntos mais comentados no Twitter. O líder espiritual Dalai Lama apoiou o movimento em conta oficial no Twitter.
It’s quite right that students and today’s younger generation should have serious concerns about the climate crisis and its effect on the environment. They are being very realistic about the future. They see we need to listen to scientists. We should encourage them.
— Dalai Lama (@DalaiLama) September 20, 2019
O Twitter da União Nacional dos Estudantes (UNE) também acompanha as manifestações em diversos países.
Cidades na Austrália fazem história em greve pelo clima. Imagem de Sydney.#GreveGlobalPeloClima #ClimateStrike pic.twitter.com/MBR4ECGpyu
— UNE (@uneoficial) September 20, 2019
Estudantes ocupam as ruas na Greve Global pelo Clima em Dublin, Irlanda. #GreveGlobalPeloClima #ClimateStrike pic.twitter.com/8ONFdJvG6j
— UNE (@uneoficial) September 20, 2019