metropoles.com

“Brasil é exemplo de sustentabilidade”, diz Salles sobre viagens

Ministro do Meio Ambiente viaja para Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Ricardo Salles – Ministro do Meio Ambiente
1 de 1 Ricardo Salles – Ministro do Meio Ambiente - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou nesta quarta-feira (18/09/2019) que a viagem aos Estados Unidos e a países europeus servirá para mostrar que o Brasil “é exemplo de sustentabilidade” e “que segue protegendo o meio ambiente”.

Salles ficará quase 20 dias fora em eventos oficiais. Primeiro, o ministro vai para os Estados Unidos, onde terá reuniões em Washington e Nova York. Em seguida, viaja a Paris, na França; Berlim, na Alemanha; e Londres, na Inglaterra.

“Vamos mostrar que o Brasil é exemplo de sustentabilidade e que segue protegendo o meio ambiente, com responsabilidade e compromisso”, escreveu Salles em rede social, ao compartilhar reportagem sobre as viagens do ministro.

As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU). O ministro viaja nesta quarta-feira e o retorno está previsto para 5 de outubro. Um dos eventos, batizado de Climate Action Summit, é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As viagens do ministro do Meio Ambiente acontecem em meio a uma crise no país que ganhou repercussão internacional. Os números de queimadas e desmatamentos na Amazônia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dispararam com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Para Salles, os países que criticam o Brasil por problemas ambientais já afirmaram que não cumprirão suas metas no Acordo de Paris. “E os vilões somos nós?”, indagou, ao destacar que o governo brasileiro está no caminho para cumprir as objetivos.

Dois dos quatro países em que Salles irá viajar demonstraram, publicamente, insatisfação com a política ambiental da gestão Bolsonaro. O presidente da França, Emmanuel Macron, desejou ao brasileiros um presidente à altura do cargo.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou disse que é “dramática” a situação do Brasil em questões ambientais e de direitos humanos sob o atual governo. O país europeu também cortou, junto a Noruega, repasses destinados ao Fundo Amazônia.

Em resposta, Bolsonaro sugeriu que a chanceler utilize a verba negada ao Brasil para “reflorestar a Alemanha”. “Lá está precisando muito mais do que aqui”, disse. No final de agosto, o mandatário brasileiros afirmou, em tuíte, que ambos conversaram sobre os recursos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?