metropoles.com

Bolsonaro desmente Salles sobre COP-25: “Não venderei a Amazônia”

Embate entre Bolsonaro e Salles ocorre a 10 dias da conferência. Entre os compromissos do Brasil, está a redução da emissão de gases

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
antcrz_abr_09071918558
1 de 1 antcrz_abr_09071918558 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Um dia após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defender, na 25ª Conferência Internacional sobre Mudança Climática (COP-25), que o Brasil busque recursos para combater o desmatamento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que não quer a “política de vender a Amazônia em troca de migalhas ou grandes fortunas”.

As declarações do presidente ocorreram minutos antes do lançamento do novo partido do chefe do Palácio do Planalto. Bolsonaro foi categórico: “Não conversei com ele sobre isso. O que não quero é política de vender a Amazônia em troca de migalhas ou grandes fortunas. Amazônia não vai continuar a ser leiloada como foi tempos atrás”, afirmou.

O embate entre Bolsonaro e Salles ocorre a 10 dias do início da conferência climática. Entre os compromissos do Brasil, está a redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% em relação aos níveis de 2005, em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030.

O presidente disse que o movimento de Salles é “natural” e que não tem problemas com o ministro. “Como o Brasil está na questão ambiental no momento? 61%… tudo está preservado. Qual país do mundo tem isso? Nenhum. Então ninguém fica perturbando a gente quanto à questão ambiental”, encerrou.

Bolsonaro reclamou da pressão de ONGs e organizações internacionais para o aumento percentual de terras indígenas e de florestas. Ele citou que “61%” de todo o país está preservado, o que, segundo o presidente, não existe em nenhum lugar da União Europeia. “Se eu aumento [o percentual], acabo com a máquina do agronegócio. O mundo está sedento por alimentos. Vocês, jornalistas, vão comer capim”, criticou.

“Querem que eu cumpra o que alguns líderes queriam na primeira reunião lá fora comigo, passar de 14% de reserva indígena para 20%. Quer acabar com o Brasil, acaba, vocês vão comer capim”, esbravejou.

Nesta quarta-feira (20/11/2019), Salles afirmou que o Brasil participará da COP-25, em Madri, a fim de pedir a colaboração financeira para tocar operações de combate ao desmatamento na Amazônia.

O ministro adiantou a postura que o país adotará. “Não concordamos que o Brasil não está indo bem nas suas metas. Ao contrário, o Brasil está indo bem, já avançou muito na redução do desmatamento”, ponderou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?