Atos pró-Amazônia reúnem grupos no Brasil e no mundo. Confira
Pelo menos 40 cidades brasileiras e cinco capitais europeias tinham manifestações marcadas para esta sexta-feira e para o fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 40 cidades brasileiras e cinco capitais europeias tinham manifestações marcadas para esta sexta-feira (23/08/2019) e para o resto do fim de semana. Em São Paulo, Santos (SP), Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Atalanta (SC) houve manifestações nesta sexta. No sábado, protestos devem acontecer em Belo Horizonte, Manaus, Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), Natal (RN) e Porto Velho (RO). No domingo grupos devem se reunir novamente na capital carioca, em Belo Horizonte e em Manaus.
Todos os atos pelo país registrados nesta sexta pediam a saída do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Brasília
Durante protesto na tarde desta sexta-feira contra as recentes queimadas na Floresta Amazônica e a política ambiental do governo federal, manifestantes cobriram a placa com o nome do Ministério do Meio Ambiente com um vídeo que mostrava fogo e a frase “fora Salles”, em relação à exoneração do ministro Ricardo Salles.
Segundo avaliação da Polícia Militar, cerca de 1.000 pessoas se reuniram no centro de Brasília para a passeata. O grupo portava cartazes com as frases “Não ao ecocídio”, “Amazônia fica e Bolsonaro sai” e outros. O evento começou por volta das 17h e acabou por volta das 20h.
São Paulo
No fim da tarde, estudantes e ativistas ambientais se reuniam na Avenida Paulista para manifestar em prol da Amazônia. Os gritos também foram de “fora Salles” e “Bolsonaro sai e Amazônia fica”.
O ato começou em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo policiais militares, a manifestação tinha aproximadamente 5 mil pessoas.
Rio de Janeiro
Na capital carioca, a reunião começou na Cinelândia e foi até o prédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O trânsito ficou interditado por algumas horas.
ESTAMOS AO VIVO!
No Rio de Janeiro, milhares de pessoas protestam na Cinelândia em defesa da preservação da Amazônia. #ActForTheAmazon https://t.co/qQCW7RisHC— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Pelo mundo
Manifestantes se reuniram ainda em frente a embaixadas brasileiras pelo mundo. Atos foram registrados em Barcelona, Londres, Paris, Madri, Lisboa, Dublin, Buenos Aires e Cidade do México.
O mundo inteiro se mobiliza contra a devastação da Amazônia! Ato na Cidade do México em frente à Embaixada do Brasil. Manifestantes denunciam o desmonte das políticas ambientais do governo Bolsonaro.#AmazôniaSimSallesNão #ForaSalles #ActForTheAmazon pic.twitter.com/fCkttBEnug
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Em Buenos Aires, na Argentina, centenas de manifestantes protestam agora na porta da embaixada do Brasil em defesa da Amazônia.
Fotos: Xime Talento para @emergentesmedio#AmazôniaSimSallesNão #ForaSalles #ActForTheAmazon pic.twitter.com/Ayp5hq9Wah
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Em Barcelona, centenas de pessoas protestaram em frente à embaixada do Brasil para denunciar as medidas de retrocesso ambiental do governo de Jair Bolsonaro que está devastando a Amazônia e exigir justiça climática.
Fotos: Vanessa Canoso#ForaSalles #ActForTheAmazon pic.twitter.com/4QcpLMl19k
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Em Estocolmo, na Suécia, a luta em defesa da Amazônia também levou centenas de pessoas às ruas.
Fotos: BRASSAR#AmazôniaSimSallesNão #ForaSalles #ActForTheAmazon pic.twitter.com/M2dUnxX2cH
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Aconteceu um ato de manifestação em frente à embaixada no Brasil na França. Os manifestantes levaram cartazes e gritaram contra o governo atual e suas medidas ambientes.
Vídeo: @carolmalaguth#AmazôniaSimSallesNão #ForaSalles #ActForTheAmazon pic.twitter.com/x41a5rzv8T
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019
Lideranças indígenas estão em frente a embaixada do Brasil em Londres, no dia em que diversos países se mobilizam em defesa da Amazônia, que sofre um dos maiores ataques dos últimos tempos. #ActForTheAmazon pic.twitter.com/SqoaenTA5i
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 23, 2019