metropoles.com

Após encontrar irregularidades, Salles cortará recursos para ONGs

Segundo o ministro do Meio Ambiente, a pasta fez um levantamento em conjunto com a Controladoria-Geral da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo-Salles3
1 de 1 Ricardo-Salles3 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o governo vai estimular empresas privadas a disputarem com organizações não governamentais (ONGs) os recursos privados do Fundo da Amazônia. A declaração foi dada à Veja, nesta sexta-feira (17/05/2019). Ele acusa, após levantamento feito pela pasta e pela Controladoria-Geral da União (CGU), organizações de terem feito uma série de irregularidades.

“Nos últimos 10 anos, 60 ONGs receberam R$ 800 milhões do Fundo da Amazônia, que é destinado a atividades de preservação, fiscalização e fomento de cadeias produtivas. Só que sob essa rubrica se aprovou muita coisa que é fumaça”, afirmou o ministro do Meio Ambiente.

Durante o levantamento, foi analisado como as ONGs empregaram o dinheiro oriundo do fundo, que recebe doações da Noruega e da Alemanha, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Salles, há contracheques de até R$ 46 mil.

“Gastaram milhões e milhões de reais, por exemplo, para fazer seminários, reuniões e palestras, se é que foram realmente feitos. Em muitos casos, não há comprovação de aplicação dos recursos”, contou. O ministro ainda explicou que há serviços que podem ser contratados diretamente para pessoas jurídicas. “Não tem essa necessidade de ser ONG ‘sem fins lucrativos'”, completou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?