metropoles.com

Anvisa adia decisão sobre proibição de agrotóxico já banido na Europa

O carbendazim também já foi proibido nos Estados Unidos por suspeita de causar câncer e malformações em fetos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra máquina em atividade agrícola no Brasil (agronegócio) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra máquina em atividade agrícola no Brasil (agronegócio) - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou, na semana passada, a decisão sobre o banimento ou não do uso do carbendazim nas plantações brasileiras. O agrotóxico é suspeito de causar câncer e malformações em fetos, mas mesmo assim segue em uso no Brasil por tempo indeterminado.

Estudo da Anvisa já recomendava a proibição da venda e aplicação do defensivo, porque ele é tóxico até em pequenas quantidades. O julgamento do uso desse agroquímico começou ainda em fevereiro, mas, em 27 de abril, a diretoria decidiu prorrogar o prazo de discussão sobre o efeito tóxico do produto.

A Anvisa ainda quer consultar o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) sobre o tema.

Segundo Alex Campos, um dos diretores da Anvisa, em entrevista ao UOL, a intenção da agência é de o processo terminar em 30 dias, quando encerra a tomada pública de subsídios, onde há a consulta de especialistas e órgãos.  O objetivo é haver uma deliberação o quanto antes.

A assessoria da Anvisa afirmou que ainda não houve decisão tomada e que seguem as “boas práticas de atuação”. Salienta ainda que é necessário complementar os trabalhos técnicos da agência que estão em um documento chamado Análise de Impacto Regulatório (AIR).

Carbendazim é um fungicida muito usado em lavouras de soja, feijão e arroz, por exemplo, e está presente em mais de 20 marcas de defensivos no mercado. Os fabricantes do agrotóxico se organizaram nesse período do processo para mobilizar medidas que adiariam a análise por parte da vigilância sanitária. A Anvisa atendeu a duas reivindicação desses industriais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?