Amazônia: bombeiros da Força Nacional vão neste domingo para Rondônia
Grupo de 30 profissionais de vários estados sairá no início da manhã para Porto Velho, onde agirão para combater as queimadas
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe de 30 bombeiros da Força Nacional viajará na manhã deste domingo (25/08/2019) para ajudar a conter as queimadas em Rondônia. Os militares embarcarão por volta das 8h na Base Aérea de Brasília para um voo de cinco horas até Porto Velho.
O grupo de profissionais chegou a se preparar para o voo neste sábado (24/08/2019), mas o comando da Força Nacional decidiu adiar a viagem para a manhã seguinte, para aproveitar melhor o trajeto: no domingo, eles vão chegar à capital rondoniense e começar os trabalhos de imediato.
São os primeiros a irem para a Amazônia tentar conter os milhares de focos de incêndio que tomam a região há cerca de três semanas.
“Indo para a normalidade”
Mais cedo, ao deixar o Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que a Amazônia “não está pegando fogo como estão dizendo por aí”. Segundo o chefe do Executivo, a média das queimadas está abaixo da dos últimos anos e “está indo para a normalidade essa questão”.
As declarações do presidente, no entanto, vão de encontro aos dados divulgados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), baseados em imagens de satélite. No período de janeiro a agosto de 2019, as queimadas no Brasil saltaram 82% em relação ao mesmo período de 2018: de 1º de janeiro deste ano até sábado da semana passada (17/08/2019), o país registrou 71.497 focos de incêndio, contra 39.194 em 2018. São a maior alta e o maior número de focos registrados em sete anos pela nação.