Advogado ambientalista assume Secretaria de Controle do Desmatamento
Ex-secretário do Meio Ambiente do DF e consultor do Instituto Democracia e Sustentabilidade, André Lima assume a secretaria do MMA
atualizado
Compartilhar notícia
André Lima, ex-secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal e consultor sênior de política e direito socioambiental do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), assume a Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Clima (MMA), comandado por Marina Silva (Rede).
Lima foi convidado pela ministra Marina Silva e pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, para assumir a Secretaria Extraordinária criada no início de janeiro.
É c/ alegria, certa dose de frio na barriga, e mto honrado q comunico q aceitei o convite dos amigos @MarinaSilva & @jprcapo para ir p/ front + uma vez!
Agradeço ao @IDS_Brasil @RYoungSilva pelo apoio nesses 4 anos de resistência socioambiental. Agora é hora de (re)construir! pic.twitter.com/JnC1tGi8Vi— André Lima ☀️ (@AndreLima_Adv) January 24, 2023
Lima assume a pasta com o desafio de enfrentar o desmatamento na Amazônia, que em 2022 registrou 10.573 km² de área derrubada entre janeiro e dezembro, maior destruição nos últimos 15 anos, segundo dados do Imazon.
Na vida pública, André Lima representou as organizações ambientais no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) onde integrou a Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos em nome do Instituto Socioambiental (ISA).
Apesar do anúncio nas redes sociais, o nome de André Lima ainda não foi oficializado no Diário Oficial da União, mas afirmou ao Metrópoles que deve ser empossado até o dia 10 de fevereiro.
Até a sua posse, Lima declarou que está “conversando e colaborando com o Secretário Executivo, com a Ministra e também com servidores sobre as prioridades, montando a equipe, reunindo e estudando os dados de desmatamento em todos os biomas”.
A secretária que será comandada pelo advogado ambientalista será responsável pelo Departamento de Ordenamento Ambiental Territorial e o Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, que será chefiada pelo professor de gestão ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raoni Rajão.
É com alegria que trago para vocês a notícia que aceitei o convite da Min @MarinaSilva e do Sec @AndreLima_Adv para assumir o Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas do @mmeioambiente + pic.twitter.com/qu8jlL38Ap
— Raoni Rajão 🇧🇷 (@RajaoPhD) January 24, 2023
Nas redes sociais, Rajão agradeceu o convite da ministra Marina Silva e declarou que é uma honra compor a pasta do Meio Ambiente. “É uma honra trabalhar ao lado de pessoas que tanto admiro, contribuindo com a ciência brasileira para um dos maiores desafios do nosso país. Espero poder contar com vocês nessa difícil caminhada em direção ao desmatamento zero no Brasil”, declarou.