metropoles.com

Advogado ambientalista assume Secretaria de Controle do Desmatamento

Ex-secretário do Meio Ambiente do DF e consultor do Instituto Democracia e Sustentabilidade, André Lima assume a secretaria do MMA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ministra do MMA, Marina Silva, e o novo secretário de controle do desmatamento, André Lima - Metrópoles
1 de 1 Ministra do MMA, Marina Silva, e o novo secretário de controle do desmatamento, André Lima - Metrópoles - Foto: Reprodução

André Lima, ex-secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal e consultor sênior de política e direito socioambiental do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), assume a Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Clima (MMA), comandado por Marina Silva (Rede).

Lima foi convidado pela ministra Marina Silva e pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, para assumir a Secretaria Extraordinária criada no início de janeiro.

Lima assume a pasta com o desafio de enfrentar o desmatamento na Amazônia, que em 2022 registrou 10.573 km² de área derrubada entre janeiro e dezembro, maior destruição nos últimos 15 anos, segundo dados do Imazon.

Na vida pública, André Lima representou as organizações ambientais no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) onde integrou a Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos em nome do Instituto Socioambiental (ISA).

Apesar do anúncio nas redes sociais, o nome de André Lima ainda não foi oficializado no Diário Oficial da União, mas afirmou ao Metrópoles que deve ser empossado até o dia 10 de fevereiro.

Até a sua posse, Lima declarou que está “conversando e colaborando com o Secretário Executivo, com a Ministra e também com servidores sobre as prioridades, montando a equipe, reunindo e estudando os dados de desmatamento em todos os biomas”.

A secretária que será comandada pelo advogado ambientalista será responsável pelo Departamento de Ordenamento Ambiental Territorial e o Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, que será chefiada pelo professor de gestão ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raoni Rajão.

Nas redes sociais, Rajão agradeceu o convite da ministra Marina Silva e declarou que é uma honra compor a pasta do Meio Ambiente. “É uma honra trabalhar ao lado de pessoas que tanto admiro, contribuindo com a ciência brasileira para um dos maiores desafios do nosso país. Espero poder contar com vocês nessa difícil caminhada em direção ao desmatamento zero no Brasil”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?