Megaoperação em terra Yanomami apreende antenas da Starlink, de Musk
Ação conjunta de forças de segurança e Funai mirou estruturas do garimpo que opera ilegalmente em terras indígenas Yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
Uma megaoperação realizada nesse fim de semana apreendeu três antenas Starlink, operadas pela empresa americana SpaceX, do bilionário Elon Musk, em terras indígenas Yanomami. A ação mirou estruturas de garimpeiros que atuam ilegalmente na região.
Além do equipamento, a ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e a Fundação dos Povos Indígenas (Funai) apreendeu uma espingarda calibre 12 e cinco munições.
Segundo a Casa Civil, a operação também resultou na destruição de três acampamentos de garimpeiros e equipamentos usados na atividade ilegal, como motores, geradores e freezers.
Os agentes ainda inutilizaram 1,850 kg de cassiterita, minério conhecido como ouro negro, que também é explorado por garimpeiros.
Ainda no fim de semana, uma outra operação, comandada pela Polícia Federal e o Exército, destruiu quatro motores usados por garimpeiros para a extração ilegal de minérios.