metropoles.com

Megaoperação contra corrupção mira policiais civis e militares no RJ

Ação envolve mais de 200 policiais em vários bairros do Rio de Janeiro. Objetivo é cumprir 45 mandados de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
polícia civil rio de janeiro
1 de 1 polícia civil rio de janeiro - Foto: Reprodução/Twitter

A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (Sinte), as corregedorias das polícias Civil e Militar e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público Estadual (MPRJ), fazem uma megaoperação, na manhã desta quinta-feira (30/8).

A ação envolve mais de 200 policiais em vários bairros do Rio de Janeiro. O objetivo é cumprir 45 mandados de prisão: 23 policiais civis, sendo dois delegados; sete policiais militares, um bombeiro militar, advogado e outras 12 pessoas. As informações são da página do jornal O Dia na internet.

 

Os delegados Rodrigo Santoro, Thiago Luiz Martins da Silva estão foragidos, já que a polícia esteve na casa deles na Taquara e Tijuca, respectivamente, e não os encontraram. O chefe de cartório aposentado da Polícia Civil Delmo Fernando Batista Nunes foi preso na Barra da Tijuca.

Segundo a denúncia, os alvos são acusados de organização criminosa, corrupção passiva e ativa e concussão (crime praticado por funcionário público quando ele exige vantagem indevida para si ou para outro). Também vão ser cumpridos sete mandados de busca e apreensão – sendo dois contra policiais civis, um contra agente penitenciário e quatro envolvendo outras pessoas.

Investigação
As investigações para a operação começaram há cerca de um ano a partir de informações de que agentes da segurança pública extorquiam vítimas (dentre elas presos), assegurando-lhes a liberdade.

A megaoperação, que é chefiada pelo delegado Jaime Cândido, da Sinte, e pelo chefe do Gaeco, o promotor Daniel Braz, começou há um ano e meio. Os presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?