metropoles.com

Médicos deixam Brasília para atender venezuelanos em Roraima

Além deles, outros profissionais de saúde participarão do mutirão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FAB
fab
1 de 1 fab - Foto: FAB

No início da tarde deste domingo (26/8), 41 profissionais de saúde embarcaram para Boa Vista (RR), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Os médicos, enfermeiros e demais colaboradores saíram de Brasília (DF) para participar de um mutirão de atendimento de saúde aos imigrantes venezuelanos que estão acolhidos em abrigos da capital roraimense e na cidade de Pacaraima, que faz fronteira com o país vizinho.

O grupo trabalha em alguma unidade de saúde ligada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). No entanto, os trabalhadores irão prestar serviços voluntários nas cidades de Roraima. É o caso da médica ginecologista Gizeli de Fátima Ribeiro dos Anjos, que atende em Uberlândia (MG). Ela conta que sempre quis participar de uma ação do gênero e aproveitou a oportunidade.

Para Gizeli, a expectativa é poder ajudar, principalmente, as mulheres grávidas. “Ajuda humanitária faz parte da nossa profissão e acredito que eles [venezuelanos] estão precisando muito. Espero levar um pouco de medicina e, também, muitas palavras de carinho nesse momento difícil”, completou.

O mutirão foi anunciado, na tarde de sábado (25/8), pelo presidente da República, Michel Temer (MDB). Durante uma cerimônia, Temer voltou a dizer que as fronteiras brasileiras continuarão abertas em Roraima, apesar dos pedidos de parlamentares e da governadora do estado, Suely Campos (PP), para que o governo bloqueie o fluxo migratório de venezuelanos para o país.

Segundo disse o presidente, fechar as fronteiras é algo “incogitável” pelo Palácio do Planalto porque seria um “ato desumano”. Além disso, lembrou, contrariaria os compromissos feitos pelo Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). “Temos feito o possível para atender a compromissos de natureza internacional”, afirmou. (Com informações de agências)

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?