metropoles.com

Médico que retirou ilegalmente órgão de criança em Minas é preso

O médico Álvaro Ianhez, de 76 anos, foi condenado no ano passado, mas tinha uma liminar que impedia sua prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra Médico Álvaro Ianhez e a vítima, o menino Paulo Pavesi - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Médico Álvaro Ianhez e a vítima, o menino Paulo Pavesi - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

O médico Álvaro Ianhez, de 76 anos, foi preso em operação conjunta dos ministérios públicos de Minas Gerais e São Paulo, após ter sido condenado em abril do ano passado pela morte e retirada de órgãos de uma criança de 10 anos, ilegalmente, em 2000. Ianhez havia sido condenado a 21 anos e oito meses, mas tinha uma liminar que impedia sua prisão.

O ministro Rogério Schietti Cruz, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi o responsável por cassar a liminar que impedia a execução da pena imposta ao médico. Então, os MPMG e MPSP organizaram a operação que prendeu Ianhez em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Ianhez havia sido condenado por homicídio duplamente qualificado, pela morte e retirada ilegal de órgãos do menino Paulo Pavesi, de apenas 10 anos. A criança sofreu um traumatismo craniano, em 19 de abril de 2000, após sofrer uma queda do prédio onde morava, em Poços de Caldas (MG).

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais, e que foi acolhida pelo Tribunal do Júri, na manhã seguinte em que Pavesi entrou no hospital, o médico afirmou que o menino teve morte encefálica, mesmo sabendo que ele estava vivo.

Ianhez, que se intitulava coordenador da MG Sul Transplantes, retirou os rins e as córneas de Paulo Pavesi. E desobedeceu a Lei de Transplantes, ao encaminhar os rins a pacientes dele e as córneas para uma clínica particular de São Paulo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?