Médico que recusou título de Bolsonaro recebe prêmio de ciência
Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto ao especialista em nutrição infantil Cesar Victora será feita nesta quarta-feira (10/5) no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
O epidemiologista Cesar Victora, 71, que recusou o título de Mérito Científico que seria dado por Bolsonaro em 2021, receberá, nesta quarta-feira (10/5), um dos maiores reconhecimentos científicos do Brasil. Será entregue a ele o Prêmio Almirante Álvaro Alberto em uma cerimônia na Escola Naval da Marinha, no Rio de Janeiro.
Cesar Victora é professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, e é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em nutrição infantil e aleitamento materno. Foi Victora que, ainda nos anos 1980, liderou pesquisa que ajudou a determinar que o aleitamento até os dois anos de idade influenciava na imunidade do indivíduo até a vida adulta.
O prêmio é anunciado uma vez por ano e escolhido por uma comissão de cientistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O vencedor recebe diploma, medalha e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 200 mil. Ele também ganha o direito de viajar para a base científica brasileira na Antártica, caso seja de seu interesse.
“É uma enorme honra ter meu trabalho reconhecido. Eu trabalho há mais de 40 anos na área de saúde da criança e com esse reconhecimento da saúde coletiva também homenageamos a pujança da comunidade científica brasileira”, ressaltou Victora em uma entrevista para a Academia Brasileira de Ciências.
Rusga com Bolsonaro
Em 2021, o epidemiologista havia sido um dos selecionados para ser condecorado pelo então presidente Jair Bolsonaro para receber o título de grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
O cientista se negou a receber a homenagem das mãos do político por acreditar que ela o associaria a “um governo que ativamente boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva”, como informou em carta naquela ocasião.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.