metropoles.com

Médico David Uip assume nova secretaria voltada à saúde em São Paulo

O infectologista David Uip tem currículo extenso e comandará Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
David Uip, membro de equipe médica que orienta o tratamento do câncer de Bruno Covas
1 de 1 David Uip, membro de equipe médica que orienta o tratamento do câncer de Bruno Covas - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O médico infectologista David Uip será secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, uma nova pasta dedicada ao planejamento estratégico em saúde pública e à criação de medidas para lidar melhor com futuras pandemias e endemias. 

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12/5) pelo governador Rodrigo GarciaA pasta terá sob seu guarda-chuva o Instituto Butantan, instituições de pesquisa e ciências do estado e a fabricação de remédios no estado. 

Além disso, o atual Comitê Científico, que auxiliou o governo durante a pandemia da Covid-19, agora será o Conselho Consultivo da nova secretaria. Haverá também um conselho superior de gestão, composto por representantes de instituições acadêmicas, filantrópicas e da saúde suplementar (hospitais particulares e planos de saúde, por exemplo). 

David Uip disse, ao assumir o cargo: “É a oportunidade de realizar um projeto que vem sendo concebido durante meses. A pandemia escancarou alguns problemas, mostrou que o mundo não estava preparado nas respostas, na governança, o mundo dependia de dois países para insumos. São Paulo saiu na frente, montou o Centro de Contingência”.

“Foi uma sugestão que recebi nas últimas semanas, para que a gente pudesse ter essa estrutura de governo. Sua presença engrandece nosso governo e não tenho dúvida que São Paulo vai ser fundamental para ser o pioneiro e desbravador de novos caminhos para a saúde pública do Brasil”, disse Garcia.

David Uip foi secretário estadual da Saúde de São Paulo entre 2013 e 2018, no governo Geraldo Alckmin. Até hoje, era reitor da Faculdade de Medicina do ABC, mas se licenciou para assumir a nova secretaria. Antes, foi diretor-executivo do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O infectologista já atendeu diversas figuras políticas importantes, e foi médico particular do ex-governador Mário Covas (1930-2001), quando este sofreu um grave câncer na bexiga. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?