Médico David Uip assume nova secretaria voltada à saúde em São Paulo
O infectologista David Uip tem currículo extenso e comandará Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O médico infectologista David Uip será secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, uma nova pasta dedicada ao planejamento estratégico em saúde pública e à criação de medidas para lidar melhor com futuras pandemias e endemias.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12/5) pelo governador Rodrigo Garcia. A pasta terá sob seu guarda-chuva o Instituto Butantan, instituições de pesquisa e ciências do estado e a fabricação de remédios no estado.
Além disso, o atual Comitê Científico, que auxiliou o governo durante a pandemia da Covid-19, agora será o Conselho Consultivo da nova secretaria. Haverá também um conselho superior de gestão, composto por representantes de instituições acadêmicas, filantrópicas e da saúde suplementar (hospitais particulares e planos de saúde, por exemplo).
David Uip disse, ao assumir o cargo: “É a oportunidade de realizar um projeto que vem sendo concebido durante meses. A pandemia escancarou alguns problemas, mostrou que o mundo não estava preparado nas respostas, na governança, o mundo dependia de dois países para insumos. São Paulo saiu na frente, montou o Centro de Contingência”.
“Foi uma sugestão que recebi nas últimas semanas, para que a gente pudesse ter essa estrutura de governo. Sua presença engrandece nosso governo e não tenho dúvida que São Paulo vai ser fundamental para ser o pioneiro e desbravador de novos caminhos para a saúde pública do Brasil”, disse Garcia.
David Uip foi secretário estadual da Saúde de São Paulo entre 2013 e 2018, no governo Geraldo Alckmin. Até hoje, era reitor da Faculdade de Medicina do ABC, mas se licenciou para assumir a nova secretaria. Antes, foi diretor-executivo do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
O infectologista já atendeu diversas figuras políticas importantes, e foi médico particular do ex-governador Mário Covas (1930-2001), quando este sofreu um grave câncer na bexiga.