metropoles.com

MEC passa a exigir contrapartida de estados com escolas cívico-militares

Programa nacional é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, com apoio de militares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
imagem colorida mostra adolescentes em escola usando uniforme em frente a militar da PM, que usa farda
1 de 1 imagem colorida mostra adolescentes em escola usando uniforme em frente a militar da PM, que usa farda - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) alterou a portaria que estabelece o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Agora, será exigida contrapartida financeira do estado ou município beneficiário do repasse do governo federal para a implantação desse modelo de colégio.

As mudanças foram publicadas nesta segunda-feira (13/7) no Diário Oficial da União (DOU). A portaria é assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel, que assumiu interinamente a pasta.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

“A definição pelo MEC, buscando atender às necessidades dos entes da federação, quanto à escolha do modelo de pactuação, considerará a disponibilidade orçamentária, financeira e de pessoal militar das partes”, destaca a portaria.

No Modelo Repasse de Recursos, os estados e municípios disponibilizarão militares para atuarem nas escolas selecionadas, arcando com os correspondentes custos.

A contratação dos militares inativos para o programa terá prazo de vigência de até 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, caso haja necessidade das escolas.

Segundo o MEC, mais de 600 municípios já manifestaram interesse em aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares. Atualmente, mais de 203 colégios no país funcionam com esse modelo de gestão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?