metropoles.com

“Me diga onde”, diz Bolsonaro ao ser perguntado sobre compra de vacina

Presidente reclamou das críticas e afirmou que faltam imunizantes contra a Covid-19 em todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente da República Jair Bolsonaro
1 de 1 O presidente da República Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com uma imunização lenta no Brasil e enfrentando falta de doses contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) questionou onde comprar vacinas.

Nesta quarta-feira (3/3), após almoço com embaixadores de países do Golfo, Bolsonaro demonstrou irritação ao ser cobrado sobre o assunto.

“Falta no mundo todo. Alguns nos criticam por aí, mas não tem no mundo todo. Alguns falam: ‘tem que comprar’. Me diga onde. O Brasil é um dos poucos países que tem capacidade de produzir vacinas”, rebateu o presidente.

O presidente reforçou que o governo federal tem trabalhado para garantir a imunização no país. “Desde o ano passado, nós fizemos acordos. O ano passado foram três medidas provisórias de crédito nesse sentido, a última foi de R$ 20 bilhões para comprarmos a vacina”, ponderou.

Bolsonaro afirmou que existem estudos para o Brasil fornecer vacinas para países vizinhos. “Brevemente, como diz o ministro da Saúde [Eduardo Pazuello], e eu o apoio nesse sentido, nós devemos também — depois que nosso povo tiver saúde — buscar maneiras de atender aos outros países que fazem divisa conosco, porque, afinal de contas, isso é bom para nós, porque evita que uma outra onda venha de lá para cá no futuro”, afirmou.

Por fim, o presidente elogiou a imunização no país. “Nós estamos investindo na vacina. É um dos países que mais vacina hoje em dia. Em números absolutos, parece que somos o sexto”, frisou.

Balanço

Segundo o Ministério da Saúde, já foram aplicadas 7,9 milhões de doses. Dessas, 6,2 milhões de pessoas receberam a primeira dose e outras 1,7 milhão, o reforço.

Dados do painel Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, que traz informações mundiais sobre vacinação, o Brasil é o sétimo país que mais vacinou no mundo.

Israel, Emirados Árabes, Inglaterra, Estados Unidos e nações da União Europeia aparecem à frente do Brasil.

Almoço

O presidente Bolsonaro almoçou nesta quarta-feira com oito embaixadores de países do Golfo Pérsico. O encontro ocorreu na residência do representante do Kuwait, Nasser Riden T. Almotairi, em Brasília.

Também estavam presentes o ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, e o filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?