“Me choca”, diz Marçal Aquino sobre censura de livro em universidade
O livro Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios foi retirado da lista da UniRV, após críticas do deputado Gustavo Gayer (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O escritor Marçal Aquino, que teve o livro retirado da lista de obras do vestibular da Universidade de Rio Verde (UniRV), em Goiás, lamentou a situação e disse que não se choca com a campanha feita pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), mas se impressiona com o posicionamento da instituição.
O livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios foi criticado pelo parlamentar, que chegou a gravar um vídeo e publicar nas redes sociais, alegando que o conteúdo seria pornográfico.
Apesar de não se espantar com o posicionamento de Gayer, Aquino se disse chocado com a postura da universidade. “Isso não deveria nem chocar a gente, é um deputado de perfil conservador. O que me choca é a comissão do vestibular e a universidade aceitarem essa tutela tão inapropriada e retirar o livro da lista do vestibular”, desabafou o autor ao portal Uol.
O escritor disse ainda que entende as questões de ordem econômica, política e social para os organizadores da prova, no entanto, questiona e disse não entender a decisão da UniRV.
“Demita-se a comissão que seleciona os livros, já que a opinião de um deputado faz com que seus integrantes questionem escolhas que deveriam ser embasadas no conhecimento técnico deles. Faz-me pensar o seguinte: que universidade é essa? Eu não quero viver no mundo que esse deputado pensa ser o ideal, não me interessa. Mas também eu não iria para uma universidade que assume uma posição dessa”, lamentou Marçal Aquino.
Obra contemporânea
Em nota, publicada na última quinta-feira (27/4), a instituição confirmou a retirada do livro das leituras indicadas para os candidatos. “Trata-se de uma obra da literatura brasileira contemporânea, trabalhada nos principais cursinhos pré-vestibulares e presente na lista obrigatória de diversos concursos do país, motivo pelo qual a banca o teria indicado para o vestibular da UniRV”, diz o texto.
“Porém, a Coordenação do Vestibular, ao tomar ciência do conteúdo do livro e da polêmica gerada, decidiu pela exclusão imediata da referida obra da lista literária indicada para o vestibular”, completa.
Entenda a obra
De acordo com o site da editora Companhia das Letras, responsável pela publicação do livro, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios conta a história do envolvimento entre o fotógrafo Cauby e Lavínia, mulher de um pastor evangélico que a tirou das ruas e das drogas.
A narrativa, que se passa em uma pequena cidade do estado do Pará, chegou a ser adaptada para o cinema em 2012. Lavínia, uma das personagens, foi interpretada pela atriz Camila Pitanga.