metropoles.com

McDonald’s e 5 times são autuados por trabalho infantil em 2019

Desde o início do ano, 420 estabelecimentos descumpriram as Leis do Trabalho. Entre eles também estão 10 prefeituras brasileiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Débora Klempous /agência estado
1_Trabalho-Infantil
1 de 1 1_Trabalho-Infantil - Foto: Débora Klempous /agência estado

Uma lista de estabelecimentos autuados por manter crianças e adolescentes trabalhando em situação irregular divulgada pelo Ministério da Economia aponta que, em 2019, pelo menos 420 descumpriram as Leis do Trabalho. Entre eles estão 10 prefeituras e cinco times de futebol. Além disso, o franqueado master do McDonald’s, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA, foi citado duas vezes.

Estatísticas obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), pela agência Fiquem Sabendo, e analisadas pelo (M)Dados também mostram que o estado com o maior número de casos é São Paulo, com 60 ocorrências. Logo depois estão Minas Gerais (54) e Mato Grosso do Sul (54). O Distrito Federal teve 15 estabelecimentos autuados desde janeiro deste ano.

Entre as irregularidades apontadas estão a de “manter em serviço trabalhador com idade inferior a 16 anos” e a de trabalhos que não permitem que o adolescente estude ou até mesmo que o exponham a algum tipo de risco.

Dos clubes esportivos citados, destaca-se o Náutico, que recebeu duas autuações. Além do time pernambucano, o Avaí – clube de Florianópolis que luta para permanecer na primeira divisão –, Figueirense (SC), Bahia de Feira (BA) e Jacuipense (BA) também foram autuados. Já entre os municípios, sete estão na Bahia. Os outros três estão em Sergipe, Roraima e Pernambuco.

As irregularidades envolvendo o McDonald’s aconteceram em Minas Gerais e na Bahia. Nos dois casos, o motivo foi “manter trabalhador com idade inferior a 18 anos em atividade nos locais e serviços insalubres ou perigosos, conforme regulamento”.

Segundo a assessoria de comunicação do Avaí, o jurídico ainda não foi informado sobre o caso. Procurados, os outros clubes não se manifestaram até o fechamento desta reportagem. Em nota, a Arcos Dourados disse não comentar ações em andamento. De acordo com a companhia, as ações referem-se a situações relatadas em 2012 e 2017. “De qualquer forma, a empresa enfatiza que cumpre rigorosamente a legislação trabalhista.”

Trabalho infantil

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, “trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional”. Considera-se trabalho infantil, também, o trabalho noturno, perigoso ou insalubre praticado por adolescentes menores de 18 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?